quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Foto do fundador da MEPB em lajes relato descrito por sua neta Kazia


Pastor Manoel Rodrigues Lopes ou Manoel Mi Zé (In-memorian), quem não se lembra deste homem que ainda muito jovem, escolheu pregar o evangelho nos quatro cantos desta cidade. Casado com Alzira Lopes (In-memorian), com quem teve sete filhos: Osiel (In-memorian), Azenethe, Alinete, Itamar, Alice, Aline e Pedro Lopes. Residia na fazenda Flores no município de Angicos quando aceitou a JESUS como seu salvador e dono de sua vida. Sempre trabalhando na agricultura criou seus filhos nos ensinamentos do protestantismo. Mudando-se para fazenda Farias município de Pedro Avelino conheceu o Pastor Bonerges da Igreja de Cristo, da qual passou a ser membro. Anos mais tarde recebeu a visita dos Americanos Halland Gramm e Harold Mattson (os dois de saudosa memória) e também do saudoso Pastor João Pedro. Iniciavam naquela época na cidade de Lajes na Rua Aristóteles Lima os primeiros cultos evangelísticos pertencentes à Igreja Missão Evangélica Pentecostal do Brasil. Todas as tardezinhas se viam o Pastor Mizé chegar muitas vezes a pé. Nesta época o único meio de transporte era o trem. O tempo foi passando devido a seus esforços na lida sofreu várias quedas, que o levaram a ter problemas de locomoção. Resolveu então a vir residir na cidade, comprando um sítio próximo ao que é hoje a AABB. Somente quando o rio colocava cheia é que este homem não vinha realizar os cultos.Era conhecido em toda Lajes pela forma amigável de pregar o evangelho, nunca fez inimigos. Agora era a vez de a visão lhe faltar, deixou o sítio e veio morar na cidade. Todas as tardes sentadas em uma cadeira na ponta da calçada de sua casa (hoje casa da Sra. Eliana) a Rua João Militão, abria sua bíblia sagrada e com dois óculos, um em cima do outro relia toda ela. No ano de 1987 devido a várias conseqüências de saúde, ficou debilitado e antes de perde a fala citou esta passagem do Apóstolo Paulo: COMBATI O BOM COMBATE, ACABEI A CARREIRA, MAIS GUARDEI A FÉ. Como eu o disse tinha muitos amigos entre eles monsenhor Vicente de Paula que quando podia se dirigia até a sua casa para falar sobre JESUS CRISTO. No dia que o Pastor Mizé faleceu, era um domingo e naquela noite na Igreja Católica o Padre Vicente fez esta referência a ele: “NUNCA EM LAJES SE VIU UM HOMEM DE TANTA FÉ, QUE CONHECIA A PALAVRA DE DEUS, COMO O PASTOR MIZÉ.

Reportagem redigida por Kazia essa e outras reportagem você pode ver no BLOG da nossa amada irmã em Cristo Kezia: O endereço é www.ka.avelino.zip.net

Um comentário:

nisinhafreitas@gmail.com disse...

Meu saudoso "papai" na fé,me lembro como se fosse hoje,eu e minha família moravamos numa casa perto do rio uma rua ao lado do mercado em Lages rn, uma noite, muito trite minha mãe olhou pela janela por entre as folhas do milharal ela viu uma igreja iluminada e um pastor que gesticulava. Era a (Casa de Oração da Igreja de Crito) onde hoje funciona uma casa lotérica.Minha mãe nos levou no dia seguinte e aceitamos a Jesus. Durante o tempo que moramos emLages fomos membros da da Igreja, mas eu praticamente morava na casa do "irmão mizé" sentava do lado da irmã Alzira pra cantar-mos no culto e ela sempre que ia "d'outro lado" me convidava pra ir junto. Irmão mizé brincalhão me chamava de "caixa de traque" aos 12 anos eu era rebelde, ia de mansinho e virava a pagina da Biblia enquanto ele fazia estudo biblico,ele arumava os oculos e pegava aquele chinelo pesado jogava, eu corria e me abaixava o chinelo pegava na parede e ficava o desenho. Quanta Saudades! Com o tempo fomos morar em natal,os anos passaram mas tudo que Deus me ensinou por esse pastor abençoado, ficou gravado no meu coração.Que lembrança saudosa,triste mas com um misto de alegria por ver essa reportagem em memoria do pastor mizé. Meu amado e querido 1° pastor. Encotrei por acaso, senti daudades da época fui ver no mapa e imagina,a rua do lado da que eu morava ganhou o nome dele,eu morava na rua do fomento que já não existe. Me lembro de você Késia e da sua irmã Kênia.
Obrigada por essa saudosa lembrança.😢😍💓💖💗